Como tudo começou
Em 2006, com apenas 15 anos, criei o meu primeiro projeto online: o Wrestling PT, um projeto sobre uma modalidade à qual estou ligado há mais de uma década. Este projeto acompanhou-me desde o início e a ambição de o fazer crescer acabou por definir boa parte do meu percurso académico e profissional. Hoje é não só a maior comunidade de Wrestling na língua portuguesa (com milhares de fãs, seguidores e visitantes), como também o principal responsável pela minha formação ao longo dos anos.
Web Design e Freelancing
Quando terminei o ensino secundário estive perto de seguir para uma licenciatura em Engenharia Informática, mas a web já tinha despertado a minha atenção. Optei por isso por me formar, em 2009/2010 em Web Design, na ETIC. Um curso muito prático onde aprendi a trabalhar com várias ferramentas e linguagens web. Complementei conhecimentos que já tinha adquirido de forma auto-didata nos anos anteriores e adquiri novos conhecimentos em áreas que ainda não tinha trabalhado.
Tendo agora a experiência académica e prática através dos meus projetos online, comecei a dedicar-me à área do Web Design enquanto Freelancer. Criei o meu portfólio e, a pouco e pouco, fui ganhando alguma experiência profissional, desenvolvendo sites para vários clientes que iam surgindo. Foi aqui, trabalhando em Web Design, que comecei a ouvir falar no conceito de Web Marketing.
Licenciatura, Mestrado e agência
Em 2010 comecei uma licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas na Universidade Europeia, que me deu muitas bases para melhor entender o mundo da publicidade, comunicação e marketing tradicional. Na altura foi a melhor solução que encontrei, a nível do ensino superior, para estudar e saber mais sobre um conceito já tão popular.
Os anos passaram e o conceito de Web Marketing deu origem ao Marketing Digital. Avancei por isso, naturalmente, para o mestrado na área. Tornei-me mestre em 2015, com uma tese sobre Growth Hacking, um conceito que engloba várias áreas e ferramentas do Marketing Digital com o objectivo de obter um crescimento exponencial. Um conceito muito associado às startups e que procura explicar a forma como novas empresas se tornaram nas maiores do mundo em tão pouco tempo, como por exemplo o Facebook.
Pelo caminho trabalhei durante 4 anos na Ongagement, uma agência de Marketing Digital com especial foco em Social Media Marketing e Web Development. Esta experiência deu-me a possibilidade de trabalhar directamente com marcas bastante conhecidas, tais como: ASUS, Parmalat ou L’Oréal. Fiz bons amigos, conheci vários profissionais e ainda hoje presto serviços para algumas dessas marcas.
Freelancing a full-time
Desde o final de 2015 que me dedico ao Marketing Digital como Freelancer, tendo ao longo destes anos já reunido um bom conjunto de clientes. Trabalho também em parceria com agências, que normalmente procuram freelancers para complementar os seus serviços, e continuo envolvido em alguns projetos online.
No futuro quero continuar a investir na minha marca pessoal e talvez lançar, também eu, uma “agência” de Marketing Digital.