O WordPress é a plataforma que mais utilizo para criar sites para os meus clientes. Não só é a mais popular (cerca de 33% da Web é WordPress), como permite que qualquer utilizador consiga gerir o conteúdo de forma autónoma, mantendo o site atualizado sem grandes conhecimentos técnicos.
Um dos pontos fortes do WordPress é a enorme comunidade de programadores que tem, responsáveis pelo desenvolvimento de milhares de temas e plugins que pretendem dar resposta a qualquer necessidade.
Neste artigo, vou-te apresentar os principais plugins que utilizo. A maioria deles têm uma versão gratuita, portanto não perdes nada em pelo menos experimentar esses.
1. Contact Form 7
Praticamente qualquer site que cries vai necessitar de um formulário de contato. E apesar de existirem inúmeras soluções disponíveis no mercado, o Contact Form 7 é de longe o mais popular, e aquele que tenho instalado em mais sites. Este é um dos poucos plugins com mais de 5 milhões de instalações activas em todo o mundo, o que só confirma o seu domínio neste campo.
Existem várias razões para isto:
- está disponível em praticamente qualquer idioma;
- a maior parte dos (bons) temas disponíveis já adaptaram o seu design a contar com este plugin;
- tem uma enorme lista de extras que podes instalar (add-ons gratuitos e pagos) que acrescentam funcionalidades específicas, como upload de ficheiros, integração directa com um programa de E-mail Marketing (como o MailChimp) ou campos condicionais.
Este último ponto é crucial: graças às contribuições da comunidade, o Contact Form 7 pode-se transformar numa ferramenta para criação de formulários bastante complexos, ao invés de ser usado para recolher meramente nomes e mensagens de utilizadores.
Uma vez configurado o plugin e inserido o respetivo shortcode no site, receberás uma mensagem de e-mail sempre que alguém preencher o formulário de contato, com o conteúdo dos campos que preencheu. Se precisares, podes definir várias contas de e-mail, para que várias pessoas da tua equipa recebam cada mensagem.
Uma alternativa, no que diz respeito à criação de formulários (não só de contacto) é o Gravity Forms. É também um plugin bastante popular e permite criar qualquer tipo de formulário, como por exemplo formulários de inscrição que integrem com o próprio sistema WordPress.
2. WP Super Cache
Este é um plugin fulcral para aumentares a performance de um site WordPress, tornando-o assim mais rápido. Velocidade é algo que não só os teus visitantes vão valorizar, como o próprio Google, sendo este um fator de ranking. Podes ler este artigo para consultares mais optimizações de SEO que podes fazer ao teu site, mas instalar um bom plugin de caching é um óptimo ponto de partida.
Os sites WordPress recorrem às base de dados para armazenar toda a informação. Detalhes como o autor, título do artigo, data de publicação ou imagem de destaque são informações que o sistema vai ter que ir buscar sempre que um visitante acede a uma página tua.
O caching vai minimizar esse trabalho, memorizando a informação que os utilizadores solicitam com maior frequência. Esse processo não só torna o teu site mais rápido, como poupa os recursos do teu alojamento, em especial o CPU – importante se receberes muitas visitas ao mesmo tempo (por exemplo, após a publicação de um link numa rede social, numa página com milhares de seguidores).
Neste campo, muitos preferem o W3 Total Cache, mas na minha experiência o WP Super Cache é mais simples, leve e acaba por apresentar melhores resultados, com menor esforço na parte de customização. As definições recomendadas funcionam muito bem na maior parte dos alojamentos.
Se estes 2 plugins não funcionarem bem no teu site, podes sempre experimentar outras alternativas de caching, tais como:
3. Yoast SEO
Um bom plugin de SEO é fundamental para que o teu site apareça nos primeiros lugares das páginas de resultados dos motores de busca. Claro que instalar e configurar este plugin não chegará (podes consultar mais dicas de SEO neste artigo), mas já será uma boa ajuda.
Falar de SEO e WordPress é falar do Yoast SEO – um plugin criado há já mais de 10 anos por um holandês e que rapidamente se assumiu como o plugin de referência neste espaço. O plugin tem uma versão premium, mas a versão gratuita é bastante generosa.
Para começar, podes especificar alguns parâmetros de carácter geral do site, como a forma de apresentar os títulos dos artigos ou o formato-padrão no momento de partilhar as páginas nas redes sociais. Também te permite definir se queres que as tuas categorias ou imagens sejam apresentadas nos motores de busca. Num nível mais técnico, poupa-te o trabalho de criar um mapa do site e evita o conteúdo duplicado, configurando sozinho os chamados canonical URLs.
Página-a-página, também te oferece muitas opções. Avalia o teu conteúdo consoante a palavra-chave que queiras trabalhar, para garantires que o teu texto está optimizado nesse sentido, e mostra-te como o teu artigo será apresentado no Google, permitindo-te editar tanto o título como a descrição do fragmento.
Por fim, podes impedir que qualquer página seja exibida nos resultados de pesquisa se assim o desejares, ou que os links que lá constam sejam ignorados pelos motores de busca.
4. WooCommerce
Muitos dos meus clientes querem ter uma loja online, sendo o WooCommerce a solução que recomendo para a grande maioria dos casos. Estima-se que 30% das lojas online são criadas com WooCommerce.
Este plugin pertence à Automattic, empresa que desenvolveu o WordPress, o que traz garantias para o futuro. À semelhança do Contact Form 7, muitos temas estão já preparados para o plugin, e existem inúmeros extras que aumentam as suas funcionalidades.
De origem e com pouco esforço de personalização, o WooCommerce vai-te permitir ter uma loja com várias funcionalidades-chave, tais como:
- registo de utilizadores;
- apresentação e informação de produtos (como preço, medidas, peso e portes de envio);
- carrinho de compras e checkout.
Recorrendo a uma das inúmeras extensões, podes personalizar a tua instalação, tornando a loja muito completa. É aqui que o divertimento começa!
Tens extensões que te dão acesso a estatísticas Google Analytics e que te permitem ações de remarketing com Google Ads ou Facebook. Também podes integrar a tua loja com plataformas de Email Marketing como o MailChimp, ou criares códigos para acompanhamento das encomendas ou para afiliados, se recorreres ao uso de Marketing de Influenciadores.
Estas extensões também te permitirão adicionar variados métodos de pagamento ao teu site, como pagamentos por cartão de crédito, PayPal ou até referências Multibanco, e sistemas de pontos para fidelizares e recompensares os teus melhores clientes.
5. WPBakery Page Builder
O WPBakery Page Builder é um editor drag and drop – permitindo-te criar uma página arrastando vários tipos de blocos, como imagens, botões, títulos ou menus. Não só te permite alterar o aspecto do site no backend, como te deixa realizar alterações directamente no produto final, se optares pelo editor frontend.
Em termos de edição, este plugin quase não tem limites. Podes desenvolver cabeçalhos e rodapés complexos, suporta conteúdo em várias colunas e em cada bloco podes mudar cores, acrescentar margens ou até criar regras para telemóveis. Se estiveres confiante com CSS, podes tu próprio inserir alterações específicas para determinados blocos.
A compatibilidade também é muito elevada: pesos-pesados como o Yoast SEO ou o Contact Form 7 já vêm preparados para integrar com este plugin. A versão premium traz vários templates e componentes extra que podes utilizar, mas muitos temas premium já surgem com este plugin pré-instalado, visto ser essencial para que funcionem corretamente.
Como alternativa ao WPBakery Page Builder tens também vários similares como o Visual Composer, Elementor ou Cornerstone. Todos eles cheios de opções que te permitem personalizar as páginas do teu site WordPress de forma fácil e rápida.
Estes são os meus 5 plugins indispensáveis, aqueles que considero praticamente universais. Consoante o site, depois recorro a outras soluções mais específicas.
E tu, que tens a dizer? Quais são as tuas 5 armas secretas?
Comentários estão fechados.