Gerir uma marca é sempre desafiante. Não só tens que garantir que o teu cliente fica satisfeito com o que publicas e promoves, como deves assegurar-te que esses conteúdos são também do interesse da audiência da marca. Esses 2 universos nem sempre estão alinhados.
Ao mesmo tempo, tens que ser criativo na criação de conteúdos, célere na resposta de mensagens e intuitivo na moderação de comentários. Pelo meio, ainda tens que garantir que não cometes nenhum destes erros.
É realmente muita coisa para pôr na balança, mas não desanimes – hoje trago-te algumas dicas que certamente te ajudarão! Aqui ficas com 5 dicas que sigo sempre que trabalho uma marca nas redes sociais.
Dica #1: Procura ser o menos comercial possível
As pessoas não estão nas redes sociais para comprar – acompanhar a vida dos amigos e familiares, manterem-se informadas ou entreterem-se em áreas de interesse pessoal são, geralmente, a prioridade. Ainda assim, muitas estão dispostas a seguir algumas marcas que admiram, mas apenas se estas lhes apresentarem conteúdos memoráveis – porque inspiram, entretêm ou educam.
As publicações comerciais raramente cumprem 1 destas 3 possibilidades, registando por isso muito menor interacção. Isto significa que podes ser prejudicado em redes como o Facebook, cujo algoritmo determina o que deve apresentar baseado nas interacções verificadas no passado (entre outros factores).
Para contornar esta questão, podes adoptar a estratégia popularizada por Gary Vaynerchuk, mencionada no seu livro Jab, Jab, Jab, Right Hook – a filosofia passa por trazer o máximo de valor para a audiência, seja através da criação de todo o tipo de conteúdos que permitam ajudar a pessoa a realizar os seus objetivos com a marca, seja através da resposta ao máximo de comentários e mensagens.
A ideia não passa por vender; passa por ajudar cada pessoa da forma mais completa e amistosa possível. Nem sempre é isto que o dono de uma marca quer ouvir, visto que alguns só pretendem promover directamente vendas nestes canais, mas é uma forma mais segura de manter a comunidade interessada no que tens a dizer.
Com esta atitude, não só criarás uma ligação de confiança para com a tua audiência, como posicionarás a tua marca como uma figura de autoridade na indústria. Pelo caminho, também aumentarás certamente o teu número de seguidores.
Se fizeres bem o teu trabalho, poderás ocasionalmente lançar alguns pedidos aos teus seguidores: a tua audiência estará bem mais pré-disposta a seguir as tuas direções nessa altura.
Dica #2: Aproveita o Contexto para criar Novos Conteúdos
Uma óptima forma de gerares ideias para publicações será olhar para o que está a acontecer à tua volta. Por serem conteúdos muito relevantes para aquele dia, registam interações acima da média – pelo caminho, é um bom teste à tua criatividade.
Podes começar por olhar para as datas comemorativas (que acontecem todos os anos) e ver quais podes relacionar com a tua marca/indústria. Este calendário já é um óptimo ponto de partida, e é algo que podes planear atempadamente.
Podes também olhar para acontecimentos nacionais ou mundiais que garantidamente vão gerar conversa – 2 exemplos são os Óscares ou competições desportivas (como a Liga dos Campeões ou os Jogos Olímpicos), que todos os anos são alvo de imensa atenção, atenção essa que podes tentar “roubar” para benefício da tua marca. Garante apenas que ao utilizares esta táctica, não violas qualquer tipo de propriedade intelectual.
Podes ainda pegar em acontecimentos mais efémeros, mas que ainda assim consegues entender que vão ser motivo de conversa durante 1 dia, ou 1 semana. Estes casos nem sempre são fáceis de prever, mas se conseguires capitalizar, terás uma publicação com um óptimo desempenho.
Um dos exemplos mais populares desta técnica, conhecida como newsjacking, é este tweet que a Oreo publicou na altura do Superbowl 2013, quando a luz foi abaixo. O tweet registou mais de 10.000 retweets numa hora!
Power out? No problem. pic.twitter.com/dnQ7pOgC
— Oreo Cookie (@Oreo) February 4, 2013
O timing para esta técnica funcionar é muito importante; se chegares tarde, vai parecer que estás apenas a tentar acompanhar os outros e as tuas publicações terão muito menor impacto.
Dica #3: Publica imagens apelativas e nas dimensões certas
As imagens são uma óptima forma de passar uma mensagem: não só é mais fácil para o teu seguidor digerir a informação, como chama mais a atenção por ocupar mais píxeis do ecrã. Usualmente, a taxa de interacção em imagens é também superior às publicações de texto.
Se não estás confortável em mexer no Photoshop, podes recorrer a uma ferramenta online como o Canva, que te ajuda a criar óptimas imagens em poucos minutos, com imensos templates gratuitos por onde escolher. O Canva até te permite exportar a imagem nas dimensões certas: seja para uma publicação no Facebook ou Instagram, seja para a tua nova imagem de perfil.
Mas podes ir mais longe. Se utilizares uma ferramenta como esta, podes redimensionar a tua imagem para qualquer uma das redes mais populares, em qualquer uma das suas variantes. Muito útil para garantir que elas são sempre apresentadas como pretendes, independentemente do contexto.
Se estiveres confortável ou a marca que estás a gerir tiver recursos, então investe também no formato de vídeo. É um formato que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos e que tem sido privilegiado pelo Facebook e outras redes sociais.
Dica #4: Procura parceiros relevantes para a tua audiência
Será muito mais fácil triunfares nas redes sociais se não te isolares. Tenta associar-te a outras marcas relacionadas com a tua indústria e que saibas que são relevantes para a tua comunidade, dando a conhecer os seus esforços ou criando conteúdos em conjunto, como vídeos ou até promovendo um evento em parceria.
Podes também “ir à caça” de outras personalidades que terão interesse em dar a conhecer a tua marca; e é aqui que entram em cena os “influenciadores digitais”. Por norma, os influenciadores gostam de partilhar produtos/serviços que utilizam e recomendam. Se tiveres algo que lhes interesse e que gostem de usar, os seus fãs certamente terão vontade de ouvir e experimentar também.
Os influenciadores mais populares têm uma audiência bastante fiel, mas nem sempre é o caso – não te deixes levar pelo número de seguidores de uma conta no Instagram. Olha para a interação que recebem em média, para teres um bom indicador da relação entre o influenciador e quem o segue.
Dica #5: Explora as estatísticas
As principais redes sociais oferecem estatísticas detalhadas sobre as tuas publicações e os teus seguidores. Mas no meio de tanto número, nem sempre é fácil perceber o que deves avaliar.
Por norma, gosto sempre de olhar para as publicações que registaram melhor interação e perceber o que têm em comum. Entender o que gerou conversa é um bom indicador de tópicos que interessam ao teu público e que deves explorar com maior frequência.
Se tiveres algum budget para publicidade, estes são também os tópicos que deves promover para chegar a novas audiências ou a fãs dos teus concorrentes – se registaram um bom desempenho na tua comunidade, também deverão despertar o interesse das pessoas que ainda não seguem a tua marca.
Outra questão que deves entender é a hora (e a periodicidade) em que deves publicar conteúdos. Deves ser consistente e frequente – mas o horário e o número de publicações recomendado vai variar de marca para marca. Podes olhar para as horas em que a tua audiência está nas redes sociais e cruzar essa informação com o desempenho das tuas publicações – se ambas coincidirem, esse deverá ser o horário que deves adoptar.
Se seguires estes 5 princípios, acredito que a tua performance nas redes sociais aumente consideravelmente. Também tens dicas para partilhar? Manifesta-te nos comentários!
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