O Email Marketing é frequentemente esquecido com esta “euforia” das Redes Sociais. Se concordo que estar presente no Facebook ou no Instagram é fundamental para qualquer marca hoje em dia, a realidade é que o Email ainda oferece várias vantagens que merecem a atenção de qualquer profissional de Marketing Digital.
Neste artigo, vou-te apresentar as principais razões que encontro para o uso desta plataforma, juntamente com algumas aplicações de Email Marketing que podes usar, incluindo uma que é consideravelmente mais barata que as alternativas utilizadas com mais frequência.
Comecemos pelo ponto que é provavelmente o mais importante…
1. O Email dá-te Controlo Total
À semelhança de um website, plataforma que considero essencial para qualquer marca, o email confere imensa liberdade na altura de comunicar com a audiência.
Em termos de design, não me limita no uso de cores nem imagens. Se desejar, permite-me desenvolver layouts específicos, como cabeçalhos, rodapés ou colunas.
No conteúdo propriamente dito também não oferece restrições: não tenho que me preocupar com o número de caracteres (como acontece por exemplo num tweet), nem com o número de links que quero partilhar com os meus subscritores numa mensagem.
As vantagens deste ponto são boas notícias para qualquer marca que valoriza o seu branding e que pretende salvaguardar a sua identidade em todas as comunicações. A diferenciação está assegurada.
2. O Email chega a mais pessoas
Quando a Internet ainda estava a dar os seus primeiros passos, o email era oferecido pelo nosso ISP no ato de aquisição do acesso à internet. Hoje em dia, temos outras alternativas (como o popular Gmail, da Google), mas um dado é inegável: qualquer utilizador de internet tem um endereço de email.
Isto significa que o potencial de alcance será sempre maior em plataformas de Email Marketing do que em redes sociais – até porque para nos inscrevermos numa plataforma como o Facebook ou o Instagram temos que utilizar… o nosso endereço de email!
Falando em alcance, importa também salientar que com a introdução de algoritmos nas variadas redes sociais (que filtram o que o utilizador deve ver primeiro, quando visita as plataformas), comunicar com a audiência ficou mais difícil para as marcas.
No email, não há algoritmos. O que pode acontecer é o teu email ir parar à caixa de spam (ou à tab das promoções, no caso do Gmail), que ainda assim muitas pessoas visitam com frequência para garantir que não perderam correspondência importante e vão ler, no mínimo, o assunto do teu email.
3. O Email está cá para ficar
O Email tem décadas de história e ao longo deste tempo todo sofreu poucas alterações. Na verdade, a própria composição de mensagens de email em HTML ainda não permite a utilização de muitas técnicas modernas, até para garantir a compatibilidade com todo o tipo de clientes de email, como o Microsoft Outlook.
Não podemos dizer o mesmo das redes sociais: MySpace, hi5 ou Orkut são exemplos de redes que já foram grandes fenómenos de popularidade no passado e que neste momento estão totalmente abandonadas.
Olhando para o passado, investimentos em campanhas de email são investimentos seguros. Isto não significa que deves apostar tudo nesta plataforma: como refiro neste artigo, o importante é apostares em várias plataformas, como parte de uma dieta saudável de marketing digital.
4. O Email é mais íntimo
O endereço de email é mais pessoal que um like. Se um cliente teu te der o seu endereço de email, é um óptimo sinal: significa que quer realmente estar a par das tuas novidades.
É claro que muitos consumidores seguem diariamente novas marcas nas redes sociais. Mas aqui o grau de envolvimento é menor, até porque devido aos algoritmos, só os melhores conteúdos de cada marca é que vão chegar à maioria das pessoas (ou apenas as marcas com que o utilizador mais interage).
Um utilizador pode seguir 100 marcas no Instagram, mas dificilmente dará o seu email a 100 marcas sem hesitar da mesma forma. Essa intimidade significa também que o Email é um canal mais eficaz na altura da realização da ação desejada, ou seja, da conversão; este estudo demonstra que o Email tem um retorno sobre o investimento mais de 4 vezes superior às redes sociais.
Podes maximizar essa intimidade se utilizares as opções de personalização e automatização que as principais ferramentas de Email Marketing oferecem. Estas são algumas ideias:
- uma mensagem no aniversário do utilizador, com uma oferta exclusiva;
- uma mensagem encorajadora para que o teu cliente termine a sua compra, se deixar o carrinho de compras abandonado;
- uma série de mensagens de boas-vindas depois de teres recebido um novo registo, para apresentares a tua marca ao teu novo fã.
Este tipo de atenção à tua lista é possível (e fácil de gerir) com a composição de algumas mensagens de e-mail específicas, que poderás depois customizar com campos personalizados como nome, data de nascimento ou cidade.
5. O Email não tem que ser caro
Existem dezenas de soluções competitivas para Email Marketing, como o MailChimp, o Aweber, o ConvertKit ou o E-Goi.
Na maior parte destas plataformas, o preço aumenta considerando o número de subscritores ou mensagens enviadas mensalmente; por exemplo, no MailChimp, uma lista de 10 mil subscritores custa 75 euros por mês.
Este valor pode ser elevado para algumas marcas, mas se não necessitarem de todas as funcionalidades avançadas destas plataformas, uma alternativa como o Sendy é bem mais em conta: ficando o envio de 10 mil emails apenas a 1€ (!).
Plataforma | 10 mil envios / mês | 50 mil envios / mês | 100 mil envios / mês | 250 mil envios / mês |
---|---|---|---|---|
MailChimp | 75€ | 250€ | 475€ | 1100€ |
Sendy | 1€ | 5€ | 10€ | 25€ |
Já instalei e configurei este serviço em vários clientes e até agora o feedback tem sido óptimo. Para além de permitir a gestão fácil da lista de subscritores e criação de campanhas, suporta algumas funcionalidades importantes como a introdução de campos personalizados ou algumas mensagens automáticas.
Mesmo se optares pelas outras plataformas, considerando a maior taxa de conversão que o Email permite, o mais provável será teres sempre retorno no teu investimento, independentemente da tua escolha.
Como vês, o Email Marketing tem muito a oferecer nas tuas comunicações para os clientes. Claro que cada ferramenta é útil à sua maneira e as redes sociais são igualmente importantes para manter o contato com a comunidade numa base regular, mas na altura da conversão, sem dúvida que deves experimentar este canal.
Que outras vantagens encontras para a utilização de Email Marketing numa estratégia de Marketing Digital?
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